quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CLIMA

clima


Hoje vamos aprender:

  • A definição de clima
  • principais tipos de clima
  • a definição de massas de aR
  • principais tipos de massas de ar
  • MAPAS- PRINCIPAIS CLIMA DO GLOBO TERRESTRE


1. O que é Clima?
O Clima se caracteriza pelo conjunto das variações do tempo em um determinado lugar.Ele é definido pelas médias das observações do comportamento atmosférico registradas durante um período de tempo longo (trinta anos,no mínimo ).
Para conhecer o Clima de um lugar,é necessário estudar o comportamento do tempo durante anos a fio.Esse estudo é feito nas estações meteorológicas , equipadas com instrumentos que registram constantemente os chamados fenômenos atmosféricos (temperatura do ar, pressão atmosférica, ventos,umidade do ar,nuvens e precipitações ).
Vale resaltar que há uma diferença entre clima e tempo, pois o tempo se define nas variações do tempo atmosférico em um determinado local e momento.

2. PRINCIPAIS TIPOS DE CLIMA

O CLIMA EQUATORIAL ocorre nas regiões próximas ao equador,isto é ,com baixas latitudes.Ele é quente e úmido durante praticamente todo o ano. Nessas áreas, há um domínio de massas de ar equatoriais, normalmente quentes e úmidas .
Nesse tipo de clima, as quatro estações são bem definidas, mas podemos distinguir uma estação chuvosa e outra menos chuvosa ou um pouco mais seca.As chuvas anuais são abundantes e a média pluviométrica é superior a 2.000 mm ao ano .
A temperatura média anual é de aproximadamente 25°C e as médias máximas oscilam entre 32°C e 40°C.A amplitude térmica anual é pequena, o que significa que não faz muito frio.

O CLIMATROPICAL predomina nas regiões localizadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio,isto é , na zona intertropical, com exceção das áreas de clima equatorial e dos desertos que aí existem.São áreas onde predominam as massas de ar tropicais, que são quentes e secas quando  situadas sobre os continentes ,e úmida quando situadas acima dos oceanos.Com frequência , elas recebem massas úmidas,vindas do equador ou dos oceanos, e massa frias,vindas das zonas polares.
Nesse momento,distinguem-se duas estações bem definidas durante o ano :uma chuvosa no verão e outra seca no inverno .Nas áreas mais afastadas da linha do equador,a estação seca pode prolongar-se por oito ou dez meses.
Nessas regiões, o índice pluviométrico varia entre 1.000 e 2.000 mm por ano e a temperatura média anual é de cerca de 20°C, com exceção das elevadas montanhas nelas localizadas .

O CLIMADESÉRTICO ocorre nos grandes desertos da superfície terrestre , em geral localizados em áreas subtropicais , ou seja,em áreas situadas no contato das zonas tropicais com as zonas temperadas dos dois hemisférios .Apresenta temperatura muito elevadas durante o dia, sendo frequentes máximas acima de 40°C.A temperatura cai bastante à noite e também no inverno ,quando pode atingir o ponto de congelamento da água (0°C) ou ainda descer abaixo de 0°C,o que explica a grande amplitude térmica anual desse clima .As chuvas são raras no clima desértico e não chegam a atingir 300 mm por ano.Elas ocorrem no verão e são muito mal distribuídas (existem porções nessa faixa de clima que ficam anos a fio sem receber chuva ) .Por isso , o ar aí é muito seco.
Os desertos em geral,são áreas interiores,muitas vezes situadas em depressões,onde há um domínio de massas de ar quentes e secas.As massas de ar úmidas têm dificuldades de penetrar nessas áreas .Por isso , as chuvas são escassas .

Nesse tipo de clima ,é grande a amplitude térmica diária: os dias são bem quentes e as noites frias.Isso ocorre devido à continentalidade dessas áreas afastadas dos oceanos.As áreas continentais são mais quentes  do que as áreas litorânea durante  o dia e mais frias durante a noite.

OS CLIMAS TEMPERADOS  são característicos das regiões de médias latitudes, isto é,situadas entre os dois trópicos e os dois círculos polares. Nessas regiões temperadas,as quatro estações do ano –primavera,verão,outono e inverno – são bem definidas.As médias anuais de temperatura  oscilam entre 8°C e 15°C. Distinguem-se  três tipos de clima temperado : o oceânico .o continental e o mediterrâneo .
O clima temperado oceânico ocorre nas áreas litorâneas da zona temperada:face oeste da América do Norte e Europa,Nova Zelândia ,sul do Chile e  sudeste da Austrália .É muito influenciado pelas massas de ar oceânicas ,fato que explica as chuvas  que se distribuem com muita regularidade (chove  todos os meses).Assim, o verão,que apresenta temperaturas não muito elevadas,e o inverno são úmidos, mas o frio não é muito  rigoroso .A amplitude térmica anual é pequena .
O clima temperado continental predomina no interior da Europa e da América do Norte.Existem  aí as massas de ar temperadas continentais,com frequentes penetrações de massas polares ,frias e úmidas.É um clima que se caracteriza pela presença de um inverno muito rigoroso (frio intenso e muita neve ) e de um verão muito quente e relativamente chuvoso.
Já o Clima temperado mediterrâneo existem principalmente nas proximidades do mar Mediterrâneo,no sul da Europa e no Oriente Médio(sudoeste da Ásia).É um clima seco no verão e chuvoso no inverno,o único clima temperado cujo o período de seca ocorre no verão com uma duração variável :de dois a três meses no sul da Europa e de nove a dez meses nos países  do Oriente Médio.

O CLIMA FRIO POLAR  predomina nas áreas polares, isto é, de altas latitudes .Aí dominam as massas de ar polar.Esse clima apresenta invernos longos e rígidos,extremamente frios,que podem durar até nove meses do ano.Nesse período o Sol não aparece nos polos durante 186, o que explica a expressão “a noite mais longa da Terra “.Existem também um clima frio (de altitude) nas áreas das grandes cadeias de montanhas do planeta,cujos cumes são eternamente cobertos de gelo.
 Nas regiões polares,e também nas altas montanhas ,existem geleiras permanentes e as precipitações ocorrem sob a forma de neve.No verão , o sol não se põe durante messes nos polos .Por esse motivo ,costuma-se dizer que aí ocorre “o dia mais longo da Terra”.

3 O QUE SÃO MASSAS DE AR?

As massa de ar são  elementos muito importantes nas variações do tempo atmosférico .Elas consistem em gigantescos volumes de ar com algumas características em comum,como temperatura ,umidade e pressão.Conforme a latitude em que se localizam,essas massa podem ser frias (nos polos e nas zonas temperadas ) ou quente (nas zonas equatoriais e tropicais).As massa de ar que se originam sobre as áreas Continentais em geral são secas,enquanto aquelas formadas sobre superfícies Oceânicas são úmidas.

  • principais tipos de massas de ar

Ø  tropicais continentais
Ø  tropicais marítimas
Ø  polares continentais
Ø  polares marítimas




  
·       MAPAS - PRINCIPAIS TIPOS DE CLIMA DO GLOBLO TERRESTRE





Aprendemos que:

  • Existe uma diferença entre Clima e Tempo, pois o clima se define no conjunto das variações do tempo atmosférico observadas durante um período de no mínimo 30 anos em um determinado local, e tempo se refere as variações do tempo atmosférico em um determinado local e momento.
  • Existe vários tipos de Clima no Globo terrestre,cada um com características diferentes.
  • Massas de ar são gigantescos volumes de ar,existem vários tipos e possuem características distintas umas das outras, pois as mesmas se formam em regiões diferentes onde o clima predominante nessa mesma região é que ira dar essas características.
  • As Massas de ar de deslocam de um local para outro,sendo capaz de permanecer sobre uma região durante alguns dias ou até semanas.  E as mesmas mudam o tempo atmosférico da região onde se encontram.


Vamos saber mais?

I.         Diferencie  Clima de Tempo atmosférico.
II.        O que são massas de ar?

Respostas:
I.             Clima é o conjunto das variações do tempo atmosférico observadas durante um determinado período de tempo.Tempo são as variações do tempo atmosférico em um determinado local e momento,ou seja, em um determinado período do dia o tempo pode estar de uma forma (quente por exemplo), e durante a noite o mesmo pode mudar (com chuva e frio).
II.            Massas de ar são gigantescos volumes de ar que se deslocam de um local para outro, as mesmas possuem características diferentes por conta de sua formação em um determinado tipo de clima.


7. Bibliografia:

VESENTINI, José Willian, VLACH, Vânia . Principais Climas. São Paulo: Editora Abril,2012.




Relevo Brasileiro


Relevo e estrutura geológica

A superfície terrestre apresenta várias irregularidades, que chamamos de relevo. Essas “fisionomias” são resultado da ação de forças e movimentos originados no interior da Terra e do trabalho conjunto dos agentes externos do relevo.
 O conhecimento do relevo, ou seja, o estudo da Geomorfologia, é fundamental para que a ocupação do meio ambiente seja feia de modo que ele seja preservado.

O Relevo do Brasil

 Quando nos referimos ao relevo brasileiro, duas características se destacam: a sua antiguidade e as baixas altitudes.
 A sua antiguidade esta ligada à dinâmica interna (agentes internos), e as baixas altitudes de sua formação são o resultado da longa exposição de suas rochas aos agentes externos. E é 
basicamente formado por três formas:


·      Planaltos: superfície que podem apresentas diferentes aspectos e que resultam do trabalho de erosão sobre rochas cristalinas e sedimentares. Segundo o professor Jurandyr Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitudes acima de 300 m.
·         Planícies: na definição do professor Jurandyr Ross, são superfícies planas, que têm no máximo 100 m de altitude, formadas por processos de sedimentação das águas de rios, mares e lagos. Algumas planícies fluviais podem se formar em compartimento de planalto, não importa a altitude.
·         Depressões: são áreas mais ou menos planas que sofreram prolongados processos de erosão. Geralmente sua altitude varia de 100 a 500 m. Segundo Jurandyr Ross, “são áreas mais planas do que os planaltos”. As depressões relativas situam-se acima do nível do mar, mas abaixo das regiões vizinhas. As depressões absolutas estão situadas abaixo do nível do mar.





quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PAISAGEM




G e o g r a f i a


Hoje vamos aprender:

·         LUGAR
·         TIPOS DE PAISAGEM
·         PLANOS DA PAISAGEM

1-O que é um lugar?

Os rios os mares e as montanhas entre tantos outros elementos naturais, ocupam um lugar na superfície terrestre. Assim os demais seres vivos, cada ser humano habita um lugar, e esse lugar pode ser: uma cidade o uma fazenda, uma ilha ou um deserto, enfim pode ser qualquer ponto na imensidão do nosso planeta.
2-Os tipos paisagem:
Paisagem é “tudo aquilo que a nossa visão alcança”, ou seja tudo o que podemos ver, a paisagem é mutável, ela se modifica conforme o tempo, o clima etc..
Podemos ver no exemplo abaixo como a paisagem se modifica:

         









Pátio do colégio- São Paulo- 1822              Pátio do Colégio- São Paulo-2013

E as paisagens podem ser divididas em duas categorias, como paisagem natural e paisagem cultural.
Paisagem Natural: são marcadas pelo predomínio de elementos da natureza, como os desertos, as grandes geleiras, podemos dizer que é tudo aquli que o ser humano ainda não modificou, exemplo na imagem abaixo:





Paisagem cultural: é marcada pelo por elementos construídos pela sociedade, como edifícios, casas, arruamentos, estradas, etc.. Ou seja tudo aquilo que o ser humano transforma, modifica, constrói. Exemplo na imagem abaixo:
             


3- Como é feito os planos de paisagem??

A visualização dos elementos de uma paisagem seja ela natural ou cultural pode ser feita em parte, e essas partes são chamadas de planos de paisagem. No primeiro plano sempre estão os elementos mais próximos de quem está observando uma paisagem, nele os elementos são observados com mais clareza. No último plano estão os elementos mais distantes de quem está observando a pais­agem.

·         Que podemos definir paisagem como tudo aquilo que a nossa visão alcança.
·         Que as paisagem vivem em constante transformações, que é algo mutável.
·         Que existem dois tipos de paisagem, as paisagens naturais e as paisagens culturais.
·         E que os planos de paisagem são divididos conforme olhamos para uma paisagem.


Vamos saber mais?

       I.            Defina  o que é paisagem.
    II.            Diferencie paisagem natural de paisagem cultural.

Respostas:
       I.            Paisagem podemos dizer que é tudo aquilo que a nossa visão alcança.
       I.            Paisagem natural sempre vao predominar elementos da natureza, podemos dizer que é tudo aquilo que o ser humano não modificou; Já as paisagens culturais nela predominam elementos construídos pelo homem.

Bibliografia:

Energia Renovável

 Energia renovável 

Introdução:
Entende-se por energia a capacidade de realizar trabalho. Fontes de energias dessa forma são determinadas que possam produzir ou multiplicar o trabalho: os músculos, o sol, a força das águas, o vento, a eletricidade, Etc. abaixo estão algumas energias renováveis e um pouco sobre seu conceito: A energia renovável é a aquela obtida por meios de  recursos naturais tais como:O sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, ou seja recursos naturais .
Tipos de energias renovaveis e seus conceitos:
Os combustíveis renováveis são combustíveis  que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do etanol e também, vários outros vegetais como a mamona utilizada para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.
Energia hidráulica:A energia hidroelétrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água . Essa energia parte da precipitação que forma os rios que são represados, onde a  água desses rios faz girar turbinas que produzem energia elétrica.
Biomassa:  A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos onde é possível   obter biocombustíveis, como o biogás, o bioálcool e o biodiesel. A energia armazenada no processo fotossintético pode ser posteriormente transformada em calor, liberando novamente o dióxido de carbono e a água armazenados, esse calor pode ser usado para mover motores ou esquentar água para gerar vapor e mover uma turbina, gerando energia elétrica.
Energia solar:A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com paineis solares. A radiação solar trazida para a Terra leva energia equivalente a vários milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade. Através de colectores solares, a energia solar pode ser transformada em energia térmica, e usando painéis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia elétrica. Ambos os processos não têm nada a ver uns com os outros em termos de sua tecnologia. As centrais térmicas solares utilizam energia solar térmica a partir de colectores solares para gerar eletricidade.A radiação refletida direta pode ser concentrada e utilizada. Uma grande vantagem da energia solar é que ela permite a geração de energia, no mesmo local de consumo, através da integração da arquitetura. Assim, pode ser levada a sistemas de geração distribuída, quase eliminando completamente as perdas ligadas aos transportes, que representam cerca de
40% do total. Porém essa fonte de energia tem o inconveniente de não poder ser usada à noite, a menos que se tenham bateria. .
Energia eólica : A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes atmosféricas.A energia eólica tem sido utilizado desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operação de outras máquinas. É uma espécie de energia verde. Essa energia também vem do Sol, que aquece a superfície da Terra de forma não homogênea, gerando locais de baixa pressão e locais de alta pressão, fazendo com que o ar se mova gerando ventos. O vento é a fonte renovável de maior sucesso a nível europeu. No entanto há quem se oponha a esta utilização, por motivos estéticos de alteração da paisagem.
Energia geotérmica: A energia geotérmica é aquela que pode ser obtida pelo homem através do calor dentro da terra. O calor dentro da terra ocorre devido a vários fatores, entre eles o gradiente geotérmico e o calor radiogênico. Geotérmica provém do grego geo, "Terra" e Thermo, "calor", literalmente "calor da Terra".A energia geotérmica é a energia do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor. Exemplo: Parte do calor interno da Terra (5.000 °C) chega à crosta terrestre. Em algumas áreas do planeta, próximas à superfície, as águas subterrâneas podem atingir temperaturas de ebulição, e, dessa forma, servir para impulsionar turbinas para eletricidade ou aquecimento.



Bibliografia: www.brasilescola.com.br\energiasrenovaveis







( Alef, Eduardo, Patrícia e Regina)

DESMATAMENTO


Desmatamento


Hoje vamos aprender:

  • A definição de desmatamento.
  • consequência do desmatamento.
  • As fontes dessas informações.
  • A importância da preservação da floresta.


1. O que é desmatamento?
O desmatamento, também chamado de desflorestamento, é um dos grandes problemas ecológico enfrentado desde a época do “descobrimento” do Brasil até os dias atuais.
Desde a época da colonização, vemos a interferência do homem na natureza, numa exploração desenfreada, sem se importar com os danos causados ao meio ambiente. Muitas florestas naturais foram desmatadas devido a projetos e construções, tudo em prol do “desenvolvimento”, e muitas vezes, esses projetos não apresentam um planejamento adequado, resultando assim, numa degradação sem medidas. Temos os incêndios florestais, que são confundidos frequentemente com as queimadas e também associados ao desmatamento. Na realidade, mais de 95% delas ocorrem em áreas já desmatadas, e são utilizadas para combater pragas, como as provocadas pelo bicudo do algodão, para reduzir as populações de carrapatos ou renovar as pastagens e limpar algumas lavouras.

Figura 1: Desmatamento Floresta Amazônica
2. Neste processo de desmatamento, quais as consequências?
Nesse processo de desmatamento, temos a devastação das árvores nobres, extraídas de forma ilegal e para fins lucrativos, após as de porte de menor e, consequentemente toda vegetação rasteira é destruída, com isso, as substâncias tóxicas são lançadas na água, no solo, no ar, de forma desordenada, agredindo não somente o meio ambiente, mas toda espécie silvestre, aquática que depende e vivem na natureza.
Diante disso, vemos que a exploração desenfreada da natureza alcançou níveis sem precedentes na história, ocasionando profundas mudanças nas paisagens terrestres. Além disso, o lixo acumula-se em quantidades imensas nos maiores centros urbanos, muitos recursos, sobretudo os energéticos de origem fóssil, já mostram sinais de esgotamento, as indústrias poluem a atmosfera, e como exemplo podemos citar a cidade de Cubatão-SP.

3. Temos leis para punir quem desmata ilegalmente as florestas?
Embora a exploração desenfreada ocorra a vários anos, apenas recentemente as leis tornaram-se mais rígidas. Atualmente o crime ambiental pode levar um indivíduo para a prisão.
Uma legislação mais rígida pode ajudar a deter grande parte do desmatamento, entretanto sem punições severas e sem fiscalização regular, as leis serão insuficientes.
4. Como são obtidas essas informações?
O instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e outras organizações independentes, como a organização não-governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (IMAZON), fazem o monitoramento do desmatamento no Brasil.
Fonte http://www.inpe.br/                                                       Fonte: http://www.imazon.org.br



4. Por que preservar o meio ambiente?
Preservar o meio ambiente é, beneficiar o homem, a natureza ou ambos, garantindo o equilíbrio, a qualidade de vida e o futuro. Preservar é, se preocupar em estudar e compreender a natureza, para assim entender que, cada retirada da uma árvore na floresta, de um peixe nos rios, terá uma sequências de ciclos para reposição na natureza.

Aprendemos que:

  • O desmatamento é um dos maiores problemas ecológicos.
  • O desmatamento desenfreado afeta o ar, o mar, o solo, com substâncias tóxicas.
  • As leis tornaram-se mais rígidas, mas as fiscalizações ainda são insuficientes.
  • Preservar é, estudar e compreender a natureza, buscando um planeta melhor.


Vamos saber mais?

I.         Diferencie a fauna da florestas tropicais da floresta temperada.
II.        Conceitue clima e tempo.

Respostas:

I. As Florestas tropicais, são áreas florestais de árvores compridas, climas quentes ou amenos e de grande quantidade de chuva. A fauna da floresta tropical também é rica e variada, são muitos animais vertebrados, como répteis, anfíbios, mamíferos e aves, como o tucano.
As Florestas temperadas, tem as quatros estações do ano bem definidas, a fauna da floresta abriga várias espécies de mamíferos, entre eles os veados, javalis, raposas, leões da montanha e doninhas, além de pequenos mamíferos arborícolas (que vivem nas árvores) como os esquilos.

II. Clima e Tempo não são sinônimos.
 O Clima são características gerais das regiões, temperatura, umidade, chuvas, ventos.
 O Tempo é o estado momentâneo de um determinado lugar, e pode se modificar diversas vezes em um só dia, de     manhã o céu está claro com ausência de nuvens e ao meio-dia, o céu já apresenta poucas nuvens.

7. Bibliografia:

BRANCO, SAMUEL MURGEL. O Meio ambiente em debate. 26.ed. ver. Ampl: São Paulo: Moderna, 1997.
SANTOS, PATRICIA CARDOSO DOS; MADEIRA, SILVIA HELENA; LOBO, SORAYA. Enciclopédia do Estudante.1.ed. São Paulo: Moderna, 2008.
FROTA-PESSOA, OSWALDO. Biologia volume 2. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 2005.
Em: <http://www.portalsafrancisco.com.br/desmatamento/desmatamento-4.php Acesso em 21/09/2013.
Em: <http://www.infoescola.com /meioambiente/queimada. Acesso em 21/09/2013.
Em: < http://www.inpe.br. Acessado em 08/11/2013.

Em: <http://www.imazon.org.br. Acessado em 08/11/2013.

sábado, 9 de novembro de 2013

BACIA HIDROGRÁFICA

HOJE VAMOS APRENDER
                 


BACIA HIDROGRÁFICA 
1 - O QUE SÃO BACIAS HIDROGRÁFICAS?
Bacia hidrográfica é uma área onde ocorre a drenagem da água das chuvas para um determinado curso de água (geralmente um rio).
 SEPARAÇÃO DAS ÁGUAS

2- As bacias hidrográficas são formadas pelas águas da chuva, mas como é este processo de formação destas bacias?
Com o terreno em declive, a água de diversas fontes (rios, ribeirões, córregos, etc) deságuam num determinado rio, formando assim uma bacia hidrográfica. Logo, uma bacia hidrográfica é formada por um rio principal (às vezes dois ou três) e um conjunto de afluentes que deságuam neste rio principal.
  CAMINHO DOS RIOS
3 – Como se obtém essas informações?
Obtemos as informações através de mapas, pesquisa de campo, observação como se forma e onde ela se desagua.

4- Quantas Bacias Hidrográficas temos no Brasil?

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) separou os rios brasileiros em nove bacias. Seis delas são chamadas bacias autônomas, pois têm um rio principal e seus afluentes: bacia Amazônica, Tocantins-Araguaia, Paraguai, do Paraná, do São Francisco, e do Uruguai.
As outras três são chamadas bacias agrupadas, pois não têm um rio principal que as nomeie. São elas: bacia do Atlântico Nordeste, do Leste e do Sudeste-Sul.

Vejamos um exemplo:
O rio São Francisco desemboca no Oceano Atlântico e possui vários rios afluentes em sua bacia hidrográfica: Abaeté, das Velhas, Paraopeba, Jequitaí, Paracatu, Verde Grande, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande.

O São Francisco possui uma grande importância econômica na região por onde passa, pois, é usado para navegação (em alguns trechos), irrigação de plantações e pesca.

5- Porque estudamos as Bacias Hidrográficas?

Nas últimas décadas o homem vem se conscientizando que a água é um
bem finito. Sua preocupação se dá a partir do momento em que a escassez da água
provoca danos tanto ao meio ambiente quanto a ele próprio.

O que aprendemos?
  • Que as bacias hidrográficas são formadas por água da chuva.
  • Elas formam rios.
  • São estudadas para melhoria de uma área e sua população.
·         A água faz parte do meio ambiente, portanto, sua conservação e bom uso são fundamentais para garantir a vida em
 nosso planeta.
·         Recurso natural único
  • Escasso
  • Essencial à vida
  • Está distribuída de forma desigual no planeta.

Bibliografia:
http://www.suapesquisa.com/geografia/bacias_hidrograficas.htm

Alexandre Marco da Silva, Harry Edmar Schulz s Plinio Barbosa de  Camargo [i] Erosão e hidrossedimentologia em bacias hidrográficas, 2ª edição[i]. Editora Rima.