segunda-feira, 26 de outubro de 2015

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Descrição: C:\Users\oliveira\Documents\SLOGAN anhanguera.jpg
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
CAMPUS MARTE
CURSO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA



Luís Ricardo Moreira Santos  RA: 6659384582





COMPETÊCNIAS PROFISSIONAIS





Trabalho realizado para a disciplina de Competências Profissionais
  sob orientação
  da Professora  Vanir Belo.








SÃO PAULO
2015
O referido texto fala da necessidade que temos em conhecermos o cerne epistemológico dos conceitos chaves na geografia para nos basearmos ao expormos o conteúdo pragmático. Para isso ela destaca que os conteúdos estão contidos dentro da ciência geográfica, que tanto o professor quanto os geógrafos e suas práticas compreendem e formam o conteúdo geográfico.
Selecionar e organizar conteúdos e conceitos é item principal de todo e qualquer Planejamento Curricular de Ensino em qualquer matéria. Na Geografia, essa preocupação não poderia deixar de existir. A partir disso, a seleção e a organização dentro da Geografia necessita de contínua reflexão e questionamento. O que deve ir pra aula? O que é relevante? O que esse saber acrescenta ao aluno? O professor, nesse papel, não pode ser mero transmissor de informações, mas deve ser um agente crítico.
Sabedor disso, é preciso ter em mente que, na Geografia, noções e conceitos são analisados com a preocupação em sua genealogia e gênese, mas tem diversas interpretações pelo tempo. É preciso que o professor saiba acompanhar essa evolução não podendo se preocupar com a formação e aquisição deles.
Essa antiga polêmica com relação a formação do professor, alguns fazendo significativas críticas e outros defendendo, certamente não resolverá suas eventuais falhas e muito menos possibilitará a sugestão de novas propostas se não houver uma vontade individual por parte do próprio professor, ao analisar a formação do profissional percebe-se que a educação passa por momentos difíceis, e que há um descaso dos professores na busca de aperfeiçoamento e isso vem acarretando um grave problema devido as más condições de ensino em algumas instituições, causando a falta de interesse do educador em procurar se aperfeiçoar.
Tendo em vista que a formação do professor se constitui numa questão central no contexto mais amplo da educação brasileira, o presente texto tem como objetivo debater e problematizar sobre os mecanismos responsáveis pela formação do professor de geografia, ressaltando que o saber/fazer docente acarreta uma série de complexidades, devido às quais, em muitos casos, o olhar para sua totalidade é impossível para os professores responsáveis pelas disciplinas de estágio nas instituições de ensino superior do Brasil.

Esses enfrentamentos sobre a formação do professor e do fazer pedagógico, também permeiam o ensino de geografia, tendo vários debates em relação essa formação do profissional em geografia e o qual se vem apresentando como uma forma deficiente, este método de ensino-aprendizagem da geografia caminha lentamente por alguns fatores ser frequentes como as salas de aulas lotadas e isso atrapalha no geral o profissional que acaba de assumir uma sala e sem o domínio em saber lhe dar com o controle de uma turma assim elevada.

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