CENTRO
UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
CAMPUS
MARTE
CURSO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Luís Ricardo Moreira
Santos RA: 6659384582
COMPETÊCNIAS PROFISSIONAIS
Trabalho
realizado para a disciplina de Competências Profissionais
sob
orientação
da Professora
Vanir Belo.
SÃO
PAULO
2015
O referido texto fala da
necessidade que temos em conhecermos o cerne epistemológico dos conceitos chaves
na geografia para nos basearmos ao expormos o conteúdo pragmático. Para isso
ela destaca que os conteúdos estão contidos dentro da ciência geográfica, que
tanto o professor quanto os geógrafos e suas práticas compreendem e formam o
conteúdo geográfico.
Selecionar e organizar conteúdos e conceitos é item principal de todo e qualquer Planejamento Curricular de Ensino em qualquer matéria. Na Geografia, essa preocupação não poderia deixar de existir. A partir disso, a seleção e a organização dentro da Geografia necessita de contínua reflexão e questionamento. O que deve ir pra aula? O que é relevante? O que esse saber acrescenta ao aluno? O professor, nesse papel, não pode ser mero transmissor de informações, mas deve ser um agente crítico.
Sabedor disso, é preciso ter em mente que, na Geografia, noções e conceitos são analisados com a preocupação em sua genealogia e gênese, mas tem diversas interpretações pelo tempo. É preciso que o professor saiba acompanhar essa evolução não podendo se preocupar com a formação e aquisição deles.
Selecionar e organizar conteúdos e conceitos é item principal de todo e qualquer Planejamento Curricular de Ensino em qualquer matéria. Na Geografia, essa preocupação não poderia deixar de existir. A partir disso, a seleção e a organização dentro da Geografia necessita de contínua reflexão e questionamento. O que deve ir pra aula? O que é relevante? O que esse saber acrescenta ao aluno? O professor, nesse papel, não pode ser mero transmissor de informações, mas deve ser um agente crítico.
Sabedor disso, é preciso ter em mente que, na Geografia, noções e conceitos são analisados com a preocupação em sua genealogia e gênese, mas tem diversas interpretações pelo tempo. É preciso que o professor saiba acompanhar essa evolução não podendo se preocupar com a formação e aquisição deles.
Essa antiga polêmica com relação a
formação do professor, alguns fazendo significativas críticas e outros
defendendo, certamente não resolverá suas eventuais falhas e muito menos
possibilitará a sugestão de novas propostas se não houver uma vontade
individual por parte do próprio professor, ao analisar a formação do
profissional percebe-se que a educação passa por momentos difíceis, e que há um
descaso dos professores na busca de aperfeiçoamento e isso vem acarretando um
grave problema devido as más condições de ensino em algumas instituições,
causando a falta de interesse do educador em procurar se aperfeiçoar.
Tendo em vista que a formação do professor se constitui numa questão central no contexto mais amplo da educação brasileira, o presente texto tem como objetivo debater e problematizar sobre os mecanismos responsáveis pela formação do professor de geografia, ressaltando que o saber/fazer docente acarreta uma série de complexidades, devido às quais, em muitos casos, o olhar para sua totalidade é impossível para os professores responsáveis pelas disciplinas de estágio nas instituições de ensino superior do Brasil.
Tendo em vista que a formação do professor se constitui numa questão central no contexto mais amplo da educação brasileira, o presente texto tem como objetivo debater e problematizar sobre os mecanismos responsáveis pela formação do professor de geografia, ressaltando que o saber/fazer docente acarreta uma série de complexidades, devido às quais, em muitos casos, o olhar para sua totalidade é impossível para os professores responsáveis pelas disciplinas de estágio nas instituições de ensino superior do Brasil.
Esses enfrentamentos sobre a
formação do professor e do fazer pedagógico, também permeiam o ensino de
geografia, tendo vários debates em relação essa formação do profissional em
geografia e o qual se vem apresentando como uma forma deficiente, este método
de ensino-aprendizagem da geografia caminha lentamente por alguns fatores ser
frequentes como as salas de aulas lotadas e isso atrapalha no geral o profissional
que acaba de assumir uma sala e sem o domínio em saber lhe dar com o controle
de uma turma assim elevada.
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