segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Pontos geográficos do Teatro Municipal

Teatro Municipal

Devido à chegada do café em São Paulo faz com que a cidade  passasse  por uma série de transformações e a partir da década de 1880, o número de habitantes nesse período cresceu com a vinda dos imigrantes e o fim da escravatura, com os  imigrantes em  São Paulo seu destino de trabalho foi para lavoura de café, mas muitos deles acabaram migrando para a cidade de São Paulo e assim aumentando as construções de moradias na capital.

Assim vemos geograficamente o espaço sendo expandido em diversos lugares passando a ter suas demarcações, e assim vemos a ação do mercado imobiliário da época em crescimento pelo fato dos imigrantes se locomoverem para o centro e ainda pouco tempo depois a inauguração do Teatro Municipal e com o tempo a construção do viaduto do Chá facilitando o acesso da rua Itapetininga e a Direita com o Teatro Municipal o viaduto foi utilizado para e elite paulistana e esse acesso era cobrado.
imagens google

imagens google


E assim a cidade foi crescendo e se modernizando, São Paulo passa a ingressar em uma época de modernidade, e nesse período é implementado na cidade de planejamento urbano onde visavam a prolongar e alargar as avenidas, ruas e várzeas, para uma cidade que vinha crescendo com esse contingente passou a ter mais espaço.
Com as transformações ocorrida na cidade uma grande população em massa, o centro se expandindo com suas construções e faltava uma coisa para atrair essa grande massa, a cidade necessitava de criar espaços de cultura e lazer para os habitantes que aqui estavam. E um dos maiores exemplos de espaço cultural naquela época foi o Teatro Municipal com sua arquitetura diferenciada foi considerada arrojada para aquela época, o Teatro Municipal modificou a paisagem ao redor, movimentou o turismo atraindo grandes públicos.
Desde o seu inicio a capital de São Paulo recebeu diversos eventos internacionais esse movimento promove uma grande transformação no Brasil,
imagens google

texto elaborado pelo Prof. LUÍS RICARDO


Nenhum comentário:

Postar um comentário